sexta-feira, 23 de setembro de 2022

TCC - UTILIZAÇÃO DO MS-PROJECT NO PLANEJAMENTO .

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPOS COLATINA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RÓBISON PIMENTEL GARCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MS PROJECT PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA SUBSEQUENTE DO TURNO NOTURNO DO IFES DE VITÓRIA

 

 

 

 

 

VITÓRIA

 

2014


RÓBISON PIMENTEL GARCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MS PROJECT PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA SUBSEQUENTE DO TURNO NOTURNO DO IFES DE VITÓRIA

 

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.

Orientador: Prof. MSc. Frederico de Castro Figueiredo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VITÓRIA

 

2014

 

 

 

 

ROBISON PIMENTEL GARCIA

 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MS PROJECT PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA SUBSEQUENTE DO TURNO NOTURNO DO IFES DE VITÓRIA

 

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Coordenação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.

 

Aprovado em 11 de abril de 2014.

 

 

COMISSÃO EXAMINADORA

 

 

 

 

Prof. M. Sc. Frederico de Castro Figueiredo

Instituto Federal do Espírito Santo

Orientador

 

 

 

Prof. M. Sc. Colocar o nome da pessoa

Instituto Federal do Espírito Santo

Membro Interno

 

 

 

Prof. M. Sc. Colocar o nome da pessoa

Instituto Federal do Espírito Santo

Membro Externo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DECLARAÇÃO DE AUTORIA

 

 

 

 

 

Eu, ROBISON PIMENTEL GARCIA, aluno do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, declaro que o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Vantangens e desvantagem da utilização do MS Project para os alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória”, é de minha autoria, em conformidade com a legislação vigente que trata dos direitos autorais.

 

 

 

 

 

Colatina – ES, 11 de abril de 2014.

 

 

 

 

 

 

Róbison Pimentel Garcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DECLARAÇÃO DO AUTOR

 

 

 

 

 

Declaro, para fins de pesquisa acadêmica, didática e técnico-científica, que esse Trabalho de Conclusão de Curso pode ser parcialmente utilizado, desde que faça referência à fonte e ao autor.

 

 

 

 

 

 

 

Colatina – ES, 11 de abril de 2014.

 

 

 

 

 

 

Róbison Pimentel Garcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO MS PROJECT PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA SUBSEQUENTE DO TURNO NOTURNO DO IFES DE VITÓRIA

 

 

ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF THE USE OF MS PROJECT FOR STUDENTS OF THE TECHNICAL COURSE IN SUBSEQUENT MECHANICAL NIGHT SHIFT OF THE IFES OF VICTORY

 

 

Autor (GARCIA, Róbison Pimentel) (1), Orientador (FIGUEIREDO, Frederico de Castro) (2)

(1) Graduado em Engenharia Mecânica pela UFES e Professor de Física na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. E-mail:robisonpimentelgarcia@yahoo.com.br

(2) Graduado em Zootecnia, mestre em Genética e Melhoramento, Doutor em Zootecnia, todos pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutor (PNPD - Capes) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, professor de ensino básico e tecnológico, Diretor Geral de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina.

 

 

 

RESUMO

 

O método PERT/CPM é amplamente utilizado, no gerenciamento de projetos, considerando incertezas na execução, ele determina o caminho crítico e, consequentemente, as atividades críticas com base nas folgas visualizadas pela rede.

O MS Project da Microsoft, é um dos mais populares entre os programas atualmente existentes. Foi lançado em 1985. A principal característica deste programa sempre foi facilidade de uso na elaboração de projetos.

Percebendo as vantagens e desvantagens da utilização do MS Project no curso técnico em mecânica susbsequente no turno noturno do IFES de Vitória, com a  aplicação da metodologia PERT, mostra-se adequada para guiar a execução de projetos da área educacional e empresarial, possibilitando ganhos significativos na redução do tempo de elaboração de projetos. Uma rede projeto contém diversas informações importantes para o gerenciamento das tarefas, como: a duração, a existência ou não de folga na realização da atividade, entre outras. Estes dados permitem a investigação dos efeitos de alteração do projeto, a identificação de pontos que devem ser priorizados para evitar atrasos na data de entrega do projeto e, análise dos impactos de eventuais problemas no cronograma. O presente estudo é de caráter investigativo, fazendo análise de dados com uma visão quantitativa, trata-se de uma pesquisa exploratória em que utilizamos técnicas com questionário

Os resultados obtidos com as respostas dos alunos, tem como importância do fortalecimento da utilização do “software” MS Project. Assim, analisando os dados levantados, observa-se que o questionamento averigua sobre a pretensão do aluno em utilizar esse “software”, acreditam que essas necessidades de uma preparação para a vida são condizentes com os interesses do mercado de trabalho, entendendo-se que contribuem para a qualificação dos alunos, para o atendimento das necessidades das indústrias.

 

 

Palavras-chave: MS Project, Utilização.

 

 

 

 

SUMMARY

 

The PERT/CPM method is widely used in project management, considering uncertainties in the implementation, it determines the critical path and critical activities, consequently, on the basis of the clearances shown across the network. The MS Project from Microsoft, is one of the most popular among the currently existing programs. It was released in 1985. The main feature of this program has always been ease of use in the preparation of projects.

To Understand the advantages and disadvantages of using the MS Project technical course in mechanics susbsequente in night shift of the IFES of Victory.

The application of the PERT methodology, is suitable for guiding the execution of projects of educational and business area, making significant gains in reducing the time of elaboration of projects. A network project contains several important information for managing tasks, such as: duration, whether or not slack in carrying out of the activity, between Oct.

The present study is investigative in character, making data analysis with quantitative insight, this is an exploratory search in which we use techniques with questionnaire

The results obtained with the answers of the students, has the importance of strengthening the use of MS Project software. Thus, analyzing the data collected, it is observed that the questioning on the student's claim appears to use this software, believe that these needs of a preparation for life are consistent with the interests of the labour market, on the understanding that contribute to the qualification of pupils, to meet the needs of industries.

 

 

Keywords: MS Project, Use.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO:

Na sociedade atual, a informação e a comunicação adquiriram uma enorme importância e, a educação não pode permanecer alheia aos novos meios de processamento, elaboração, armazenamento e distribuição de tal informação, base para posteriores aprendizagem e conhecimento. As novas tecnologias utilizadas no mundo moderno contribuem para o processo de aprendizagem na educação, facilitando e ampliando as possibilidades do aprendizado dos alunos. A utilização de instrumentos tecnológicos, possibilitam aos estudantes desenvolver novas habilidades e competências que proporcionam uma melhor integração entre conceitos teóricos e as vivências dos estudantes.

Conforme Fabris (2011 p. 44), “Novas Tecnologias da Informação, estão diretamente associadas, (...) ao mundo da informática”, sendo estas utilizadas em vários campos do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos que possibilitam o aprendizado e a organização na vida das pessoas. Assim na educação profissional, as novas inovações vêm proporcionando um desenvolvimento de novas habilidades e competências que possibilitam aos estudantes a interação e, a compreensão das relações ligadas ao mundo do trabalho.

No Brasil, com o crescimento de novas tecnologias, também houve um aumento substancial de trabalhos de planejamento, execução e acompanhamento de projeto. O processo de elaboração adotado na construção dos projetos, normalmente se utilizam “softwares” de uso popular muito difundido na atualidade tais como, o Word, Excel, entre outros, no registro de informações e elaboração das atividades.

O processo na elaboração de Planejamento, Execução e Acompanhamento das etapas de um projeto, tanto para fins educacionais quanto empresariais, exige etapas demasiadamente complexas de organização das atividades que devem ser coordenadas para a sua viabilização final. Esse processo pode ser auxiliado por técnicas de planejamento e controle de projetos PERT/CPM (Técnica de Revisão e Elaboração de Projetos/Método do Caminho Crítico), utilizado pelo “software” Project da Microsoft,  que podem contribuir para uma melhor sistematização do projeto utilizado pelos alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória em seu processo de aprendizagem.

O método PERT/CPM é amplamente utilizado, no gerenciamento de projetos, considerando incertezas na execução, ele determina o caminho crítico e, consequentemente, as atividades críticas com base nas folgas visualizadas pela rede. Portanto verifica-se que existe a preocupação com o critério tempo de execução de uma atividade, de maneira que o emprego desse sistema na elaboração de projetos, pode facilitar na otimização da produção e execução de trabalhos na área educacional.

No anexo 1, é mostrado um cronograma demonstrativo da utilização do “software” MS Project.

Desta forma a utilização desta nova tecnologia na educação profissional, tem ocorrido no curso técnico em mecânica subsequente no turno noturno do IFES de Vitória, na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção. Assim, essa pesquisa tem como foco, identificar quais são as dificuldades encontradas na utilização desta ferramenta MS Project na elaboração de projetos?

2. HIPÓTESE:

A utilização do cronograma e rede PERT/CPM (Técnica de Revisão e Elaboração de Projetos / Métodos do Caminho Crítico), na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória, contribuindo para uma melhor sistematização no processo metodológico utilizado pelos alunos na elaboração de projetos.

3. JUSTIFICATIVA:

A aplicação da metodologia PERT, mostra-se adequada para guiar a execução de projetos da área educacional e empresarial, possibilitando ganhos significativos na redução do tempo de elaboração de projetos. Uma rede projeto contém diversas informações importantes para o gerenciamento das tarefas, como: a duração, a existência ou não de folga na realização da atividade, entre outras. Estes dados permitem a investigação dos efeitos de alteração do projeto, a identificação de pontos que devem ser priorizados para evitar atrasos na data de entrega do projeto e, análise dos impactos de eventuais problemas no cronograma.

Diante do exposto, torna-se importante a utilização da metodologia PERT como ferramenta de gerenciamento de projetos, a qual busca aperfeiçoar o tempo de execução das operações e, acompanhar o desenvolvimento da tarefa para prevenir atrasos na conclusão do projeto. Portanto esta pesquisa justifica-se, para identificar quais as dificuldades os alunos do curso técnico em mecânica subsequente noturno do IFES de Vitória, apresentam na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção.

O MS Project da Microsoft, é um dos mais populares entre os programas atualmente existentes. Foi lançado em 1985. A principal característica deste programa sempre foi facilidade de uso na elaboração de projetos.

Conforme o texto de Carvalho, p. 207-209 que relata sobe a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, o autor:

[...] é importante enfrentar os diferentes desafios atuais da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e buscar uma educação básica unitária e, portanto, não dualista, que promova a articulação entre cultura, conhecimento, tecnologia e trabalho como direito de todos e condição efetiva de cidadania e democracia.

[...] Para educar, para que o sujeito possa avançar em sentido positivo, mudar e melhora-se, deve-se estimular a capacidade humana de intervir, preconiza a concepção humanista. Essa teoria, segundo Morris e Martín (2000), tem um enfoque pessoal e pressupõe a autoestima e uma elevada capacidade de autodeterminação que possibilitem ao sujeito o desenvolvimento de projetos que considere importantes.

4. REVISÃO DA LITERATURA:

Conforme cita Becevelli, em seu texto sobre Organização do Trabalho Pedagógico na EPT: Desafios e Possibilidades (2011, p. 276), no qual é relatado sobre a importância do planejamento, execução e avaliação do trabalho pedagógico na educação:

[...] O planejamento é um ato ao mesmo tempo político-social, científico e técnico: político social na medida em que esta comprometido com as finalidades sociais e políticas; científico na medida em que se pode planejar sem o conhecimento da realidade; técnico na medida em que o planejamento exige uma definição de meios eficientes para se obterem os resultados.

[...] O planejamento implica o estabelecimento de metas ações e recursos necessários à produção de resultados que sejam satisfatórios à vida pessoal e social, ou seja à concepção de nossos desejos.

Flavia Rezende em seu artigo As Novas Tecnologias na Prática Pedagógica Sob a Perspectiva Construtivista (2002 p. 5), mostra a importância no gerenciamento de tarefas com banco de dados em um ambiente informatizado.

[...] Em termos mais técnicos, Perkins (1992) delineia cinco elementos que podem fazer parte de ambientes informatizados de aprendizagem (“bancos de informação”, “utensílios para processamento de símbolos”, “ferramentas de construção”, “bancos de fenômenos” e “gerenciador de tarefas”). (...) O computador é usado como ferramenta para gravar, analisar e comunicar interpretações da informação entre os participantes. O estudante deverá construir seu próprio banco de informações e assumir a responsabilidade pelo gerenciamento das tarefas de aprendizagem.

Destacamos alguns tópicos relevantes para compreensão da metodologia PERT: no gerenciamento de projeto conforme Padilha (2004), existem três questões básicas que devem ser levadas em consideração para esse gerenciamento tais como: o tempo, a tarefa e o recurso e, estão relacionados entre si, sendo o tempo das tarefas o principal objeto a ser levado em consideração na construção do diagrama PERT/CPM.

5. OBJETIVO GERAL:

Perceber as vantagens e desvantagens da utilização do MS Project no curso técnico em mecânica susbsequente no turno noturno do IFES de Vitória.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1 - Verificar as dificuldades apresentadas pelos alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória, na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção, na utilização do MS Project.

2 – Analisar as informações levantadas, visando uma possibilidade de intervenção para um melhor aproveitamento dos alunos, na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção com a utilização do cronograma.

3 – Propor uma melhor sistematização no processo metodológico utilizado pelos alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória, na elaboração de projetos na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção.

7. METODOLOGIA:

Pesquisa com questionário impresso (anexo) com alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória. visando uma possibilidade de intervenção para um melhor aproveitamento dos alunos, na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção com a utilização do cronograma e a rede PERT/CPM na elaboração de projetos.

Análise quantitativa dos resultados coletados na pesquisa com questionário com os alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória, para identificar dificuldades apresentadas na disciplina, Planejamento e Controle da Manutenção na utilização da rede PERT/CPM na elaboração de projetos.

 

 

8. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO:

 

No mês de dezembro de 2013, foi realizado um questionário com 22 alunos do curso técnico em mecânica subsequene do turno noturno do IFES de Vitória, sobre vantagens e desvantagens da utilização do MS Project. Antes do questionamento com os alunos, foram informados sobre a existência na disciplina de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) no curso técnico em mecânica de, uma atividade que é o planejamento de reparo de um equipamento, para tal, haverá a necessidade da elaboração de atividades sequenciais, o tempo previsto, a quantidade de efetivo utilizado no reparo e máquinas, de forma que possam ser executadas e acompanhadas durante a execução de um reparo em um equipamento.

O presente estudo é de caráter investigativo, fazendo análise de dados com uma visão quantitativa, trata-se de uma pesquisa exploratória em que utilizamos técnicas com questionário. O questionário utilizado, contém 12 questões, sendo 9 fechadas e 3 abertas.

Por intermédio do questionário realizado com 22 alunos do curso técnico em mecânico subsequente do turno noturno do IFES de Vitória, o questionamento como coleta de dados, com informações para conhecer a utilização do MS Project, identificando expectativas, opiniões e interesse pelo “software”, levantando as dificuldades, necessidades em relação a utilização do MS Project ao mundo do trabalho.

A seguir, são mostrados os resultados do questionário realizado e, comentários sobre as respostas realizadas com 22 alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória.

Antes da realização do questionamento com os alunos, foi comentado que o planejamento de reparo de um equipamento é elaborar as atividades sequenciais, com o tempo previsto e a quantidade de efetivo e máquinas, de forma que possam ser executadas e acompanhadas durante a execução de um reparo na máquina, sendo a primeira pergunta: Você conhece este tipo de atividade? Os alunos responderam que sim (91%), não (9%) e, não sei responder (0%). Com esta resposta, mostra que os alunos conhecem um cronograma de atividades, sendo o primeiro passo para mostrar a importância em aplicação nos planejamentos de reparo em máquinas. A utilização da informática facilitará na atividade diária.

Conforme cita Fabris, em seu texto sobre Educação e Tecnologia Realidade ou Ficção? (2011, p 46), no qual é relatado sobre a necessidade de mão de obra especializada nos sistemas de informação.

Na sociedade da informação, nos últimos tempos, o mercado de trabalho necessita de mão de obra especializada no manejo dos sistemas de informação e de comunicação, e se considera como obrigação dos sistemas educativos atenderem a tais demandas, incorporando em seus programas de educação formal a utilização de novas tecnologias.

Quanto ao questionamento sobre como poderia ser realizado o Planejamento (pergunta 2). Os alunos responderam com a utilização de uma planilha no Excel (96%), planilha no Word (4%) e uma folha à parte (0%), este resultado da pesquisa mostra que os alunos tem conhecimento que o “software” Excel poderá ser utilizado para realizar um planejamento e poderemos observar que um cronograma também poderá ser realizado em uma folha a parte e ou, com o “software” Word.

Na pergunta 3, você conhece um “software” que facilita na organização do planejamento de um reparo em uma máquina? Os alunos responderam sim (41%) e não (59%). Esta resposta esta mais direcionada para os alunos responderem sobre o conhecimento de um programa de planejamento com elaboração de um cronograma de reparo e, a maioria dos alunos (59%), responderam que realmente não conhecem um programa que auxilie na execução dessa atividade.

Se fosse colocado no currículo um “software” que mostrasse como esta ferramenta é útil na manutenção, você gostaria de aprender? (pergunta 4), os alunos responderam sim (96%), nâo sei dizer (4%) e não (0%). Os alunos mostraram que estão sempre interessados em aprender determinados conteúdos, principalmente sabendo que poderão auxiliá-los na atividade profissional.

Ao serem questionados na pergunta 5 sobre, você sabe como elaborar um planejamento de reparo de um equipamento? Com respostas dos alunos em sim (27%), não (53%) e não sei responder (14%), indicam que os alunos não sabem elaborar um planejamento de um reparo, mas na resposta número 2, acham que a elaboração é realizada com auxílio do “software” Excel.

Os alunos foram questionados na pegunta 6, quais as suas expectativas em relação ao mercado de trabalho na utilização do planejamento de reparos nas empresas em que atuarão? Os alunos responderam: ótima e boa (82%), não sei informar (18%) e ruim (0%). Com estas respostas mostram que os alunos acreditam que o planejamento de um reparo será encontrado nas empresas.

Guilherme Bueno em seu livro MS Project 2010 & Gestão de Projetos (2012, p. 3), mostra a importância na utilização de executar planejamento em projetos.

Um projeto é um empreendimento único e temporário que necessita de planejamento específico para atingir seus objetivos. Todo projeto é conduzido por pessoas dentro de parâmetros preestabelecidos de tempo, trabalho, custos e qualidade. Podemos citar como exemplos de projetos a criação de um novo produto (...), a construção de um prédio residencial ou o desenvolvimento de um software para automação industrial.

Sobre quais medidas que poderiam ser adotadas para garantir uma aprendizagem do MS Project? (pergunta 7), 59% dos alunos não souberam responder e ou, deixaram as respostas em branco, mas, 41% dos alunos comentaram sobre a aprendizagem do MS Project como: treinamento de uma semana com o básico, adicionar disciplinas voltadas para o aprendizado de “software”, incluir na grade do curso ou de uma matéria, aulas práticas, inserir no curso de mecânica, colocá-lo no programa do curso, utilização de laboratório de informática, criação de uma carga horária prática nas aulas de PCM e, adicioná-lo a grade curricular. Com estas respostas dos alunos, mostram interesse em adquirir conhecimento, principalmente quando da utilização da informática.

Questionou-se se o aluno, com a utilização do MS Project, o tempo do curso de planejamento será maior? (pergunta 8). Os alunos responderam sim (9%), não (18%) e, não sei responder (73%). A maioria dos 22 alunos (73%) não souberam responder por não conhecerem o conteúdo a ser ministrado sobre o MS Project na disciplina Planejameno e Controle da Manutenção (PCM).

Qual é a sua opinião sobre o MS Project? (pergunta 9), pelas respostas dadas, 64% dos alunos não conhecem o programa “software” MS Project, não souberam responder ou, deixaram em branco essa resposta. Os alunos não conhecem o “software” MS Project mas, 36% dos alunos fizeram comentários como: É uma ferramenta para auxiliar, permite otimizar tempo e dinheiro, é um programa de extrema importância para a programação da manutenção, mas infelizmente não sei utilizar, facilitaria muito o planejamento do reparo, não conheço muito, mas sei que facilita o planejamento, ótimo “software” para planejamento, conheço o programa, porém não sei utilizar, não conheço o MS Project, não conheço o programa, mas ouvi falar muito bem sobre o mesmo.

Os alunos foram questionados na pergunta 10, sobre como ocorrerá à interação entre o professor e o aluno na utilização do MS Project? Com resposta de ótima e boa (50%), não sei informar (50%). Como os alunos não conhecem o “software” MS Project, não souberam informar sobre como será a interação entre o professor e o aluno.

Quanto ao questionamento sobre de qual é a maior dificuldade que o aluno terá em manusear o MS Project? (pergunta 11). Com a resposta não sei responder e em branco (63%) e, o restante 37% fizeram comentários: por não conhecer a interface do “software”, não sei informar, saber cada junção do programa, ter o “software”, por ser pago e caro e, disponibilidade de laboratório e professor capacitado. O resultado dos 22 alunos mostra que 63% informaram não saberiam responder a pergunta proposta por não conhecerem o “software” MS Project.

Finalmente, na pergunta 12, os alunos foram questionados sobre, existirá interesse por parte dos alunos em aprender a utilização do MS Project? Responderam sim (95%) e, não sei responder (5%). Esta resposta confirma que os alunos estão sempre querendo aprender coisas novas, principalmente na área da informática, facilidade de trabalhar, manusear dados, interagir e mostrar resultados na área industrial.

Em uma forma resumida, mostramos no gráfico 1 a seguir, os resultados da pesquisa sobre a utilização do “software” MS Project com os 22 alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória.

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 1: Resultado da pesquisa sobre a utilização do “software” MS Project com os 22 alunos do curso técnico em mecânica subsequente do turno noturno do IFES de Vitória.

 

 

Os resultados obtidos com as respostas dos alunos, tem como importância do fortalecimento da utilização do “software” MS Project. Assim, analisando os dados levantados, observa-se que o questionamento averigua sobre a pretensão do aluno em utilizar esse “software”, acreditam que essas necessidades de uma preparação para a vida são condizentes com os interesses do mercado de trabalho, entendendo-se que contribuem para a qualificação dos alunos, para o atendimento das necessidades das indústrias.  Existe interesse pelos alunos pesquisados, em aprender o “software” MS Project na atividade de planejamento de reparo de um equipamento da disciplina de PCM.

A escola tem conhecimento da importância da elaboração de um cronograma de planejamento de reparo e a utilização de planilhas eletrônicas “software” MS Project, facilitará o aprendizado do conteúdo curricular na disciplina Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).

Nas empresas que executam manutenção em equipamentos, é utilizado o planejamento em qualquer setor da mecânica, elétrica ou construção civil. Auxiliando no planejamento, execução e controle de tempos de reparos, no controle de materiais, ferramentas, máquinas, quantidade de efetivos e o custo previsto e real.

Sugere-se, a realização das atividades com o “software” MS Project, para ampliar a atuação do técnico na elaboração de cronogramas e, o enriquecimento de sua formação é importante quanto do ingresso no mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

PRADO, Darci Santos do (2003) Usando o MS Project 2003 em Gerenciamento de Projetos – Belo Horizonte – MG INDG Tecnologia e Serviços Ltda – (2004) 322p (Série Gerência de Projetos – Volume 3). 

RESENDE, Flavia, As Novas Tecnologias na Prática Pedagógica sob a Perspectiva Construtivista. Pesquisa em Educação e Ciência, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, RJ, v.2, n.1, março 2002.

OLIVEIRA, Costa. Ana Carolina; RESENDE Sheyla Rodrigues; VILLAR M. Antônio D. Implementação da Programação PERT no Processo de Desenvolvimento de Software Personalizado. III SEPRONe – Juazeiro, BA, Brasil setembro 2008.

BECEVELLI, Indiana Reis da Silva, Educação e Inclusão e a Relação Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia, Diálogo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, Saberes, Metodologia e Práticas Pedagógicas. Editora IFES, 2011.

 

CARVALHO, Eglair, Educação e Trabalho no Brasil: A Formação do Trabalhador para Além da Qualificação. Diálogo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, Saberes, Metodologia e Práticas Pedagógicas, Editora IFES, 2011.

 

FABRIS, José Luiz,  Educação e Tecnologia: Realidade ou Ficção? Diálogo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, Saberes, Metodologia e Práticas Pedagógicas. Editora IFES, 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo 1: Cronograma demonstrativo da utilização do MS Project