sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Avaliação de Física para o segundo trimestre de 2016.

1.    Dois espelhos planos formam ângulos de 60 graus entre eles, qual é o número de imagens poderemos formar com esses dois espelhos planos?




2.    O cálculo do campo visual é um método para saber quais são as imagens que poderemos verificar olhando para um espelho plano. Quando olhamos para o espelho estamos vendo 3 imagens e uma delas afasta 4 metros do espelho plano mas, permanecendo dentro do campo visual. Quantas imagens formará após o afastamento de uma das imagens?


3.    Qual é o valor da dilatação linear de uma barra de ferro de 40 metros de comprimento e esta em uma temperatura de 20ºC? Ela é aquecida até a temperatura de 60ºC. O coeficiente de dilatação linear da barra é 1,6 x 10-5/oC.


4.    Estamos querendo saber qual é a altura de um edifício, sabemos que o sol esta incidindo nesse edifício e projeta uma sombra de 80 metros de comprimento e, próximo ao edifício temos um poste de 2 metros de altura e projetos uma sombra de 4 metros.


5.    Sabemos que dois espelhos planos formam 5 imagens, como poderemos saber o ângulo destes dois espelhos planos?


6.    Um objeto esta distante de um espelho plano 4,5 metros, em um dado momento, uma pessoa afasta este objeto do espelho 2 metros. Qual será à distância da imagem até ao objeto após a movimentação do objeto?


7.    No cálculo do espaço para caso ocorra a dilatação superficial, é necessário deixar um espaço entre dois azulejos. Se em um dos cálculos o montador não deixou o espaço suficiente entre eles. O que acontecerá com os azulejos após um acréscimo da temperatura no ambiente?



a/b=c/d;    Q=m.c.t;  Q=m.L;    V=λ f;  f=1/T;  T=1/f;    C=K–273;   T=2 ;   P1.V1=P2.V2; ; V1/T1=V2/T2; Δl=α.lo.Δt   PV=n.R.T;   n=m/M;    N=(360/α)-1;   (C/5)=(F-32)/9;  (F–32)/9=(K-273)/5   Boa Prova!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Estudo dos Gases

Estudo dos Gases.

No estudo dos gases, iremos considerar a pressão, o volume e a temperatura em que se encontra o gás.

Unidades de medidas utilizadas:

Para a pressão consideraremos o valor em atmosfera (atm).

Poderemos lembrar que a pressão atmosférica é a pressão em que determinada quantidade de ar atua em cima de um determinado objeto. Se o objeto encontra-se na superfície do mar, o valor da pressão foi considerado de uma atmosférica. Nessa situação existe uma grande quantidade de ar atmosférico acima do objeto.
Quando o objeto encontra-se nos lugares elevados em relação a superfície, o valor da pressão atmosférica será menor, pois, existe uma menor quantidade de ar atmosférico acima do objeto.

Para o valor do volume, consideraremos o valor em litros (l).

Para o valor da temperatura, será considerado o valor em Kelvin (k).

Fórmula física:
PV/T.

Lei geral dos gases:
(P1.V1)/T1=(P2.V2)/T2

Situação 1 é considerado os dados da pressão, volume e da temperatura em que se encontra um determinado gás e, a situação 2, são os novos valores da pressão, volume e da temperatura, isto é, quando existem alterações na nova situação.

Lembrar que o vapor de água é considerado como um gás.

Para explicar a situação proposta, poderemos comentar sobre as leis do estudo dos gases.

Isobárico é considerado como a pressão constante.
Isotérmico é considerado o valor da temperatura constante.
Isométrico ou Isocórico é o valor do volume constante.

P1.V1=P2.V2

V1/T1=V2/T2

P1/T1=P2/T2

PV=n.R.T

n=M/m

R=0,82 (atm.l/mol.k)